Mudança climática causará migrações

Estudo revela que cerca de 1 bilhão de pessoas podem sair de suas casas

De acordo com um estudo divulgado pela Organização Internacional para a Migração (OIM), no segundo dia da conferência climática (8), em Copenhague, pelo menos 1 bilhão de pessoas devem deixar suas residências nos próximos 40 anos.

Segundo o relatório, cerca de 20 milhões de pessoas já ficaram desabrigadas no ano passado em decorrência dos desastres naturais que vêm se agravando nas últimas décadas por causa das mudanças climáticas.

Na maioria dos casos, os refugiados não têm condições para migrarem para lugares mais ricos, deslocando-se para as cidades já superpopuladas, informa o texto. “Além da luta imediata diante do desastre, a migração pode não ser uma opção para os grupos mais pobres e vulneráveis”, disse o texto.

O relatório, patrocinado pela Fundação Rockefeller, informa que as estimativas sobre a migração decorrente de fenômenos climáticos variam de 25 milhões a 1 bilhão nas próximas décadas.

Para a OIM, a desertificação, a poluição da água e outros problemas tendem a tornar áreas atingidas cada vez mais inabitáveis. Os desastres naturais mais do que dobrou nos últimos anos, relatou.

0 Comments:

Post a Comment




Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and Anderssauro
Nenhum conteúdo desse blog pode ser reproduzido sem prévia autorização. Os Populares