DF concentra 34% do total de servidores federais, diz levantamento (Foto: Divulgação)
No DF, cerca de 500 mil moradores são servidores públicos
De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgada segunda-feira (14), em São Paulo, Brasília concentra a maior proporção dos servidores federais do país.
Os dados apontam que dos 857 mil brasileiros que trabalham para órgãos do governo federal, um percentual de 34% estão lotados no Distrito Federal. A nível nacional, o levantamento mostra que 79% dos empregados no setor público ocupam cargos em órgãos do Poder Executivo.
Na capital federal pelo menos 426 mil moradores são servidores públicos. Esse número representa 37% da população economicamente ativa.
Referindo-se a concentração de servidores públicos, o Centro-Oeste se destacaria quando se trata de quantidade de funcionários do governo por habitantes, registrando 6,8% da população que é empregada no setor público. Em seguida, veem às regiões Sudeste (5,17%) e em terceiro, o Nordeste com 5,15%.
Para técnicos do Ipea, a crescente oferta de emprego no setor público ocorre na esteira do fortalecimento da economia. “No Brasil, como também ocorreu nos países desenvolvidos, o emprego público geralmente cresce à medida que se efetua o desenvolvimento econômico, pois este cria a necessidade de aumento dos serviços públicos, principalmente nas áreas de infraestrutura, educação e saúde”, destaca o relatório do Ipea.
O levantamento foi realizado com base em dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho.