Porfírio Lobo foi eleito presidente de Honduras no último dia 29 (Foto: Divulgação)
Um debate será marcado no próximo mês para discutir a criação de uma Assembleia Nacional Constituinte
Manifestações paralelas à cerimônia de posse do presidente eleito de Honduras, Porfírio Lobo, no próximo dia 27, devem ser realizadas pela Frente Nacional de Resistência Contra o Golpe de Estado no país.
De acordo com o dirigente do movimento, Rafael Alegría, neste domingo será feito um protesto, com música e poesia para relembra os seis meses do golpe de Estado que tirou Manuel Zelaya do poder.
Outro ato está marcado para o dia 7 de janeiro, quando acontecerá uma “marcha popular para condenar a violação dos direitos humanos e a intenção do regime de facto, liderado por Roberto Micheletti, de tirar Honduras da Alternativa Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA)”. “Alba é um projeto de integração de povos do qual nosso país recebeu muita cooperação, e seria injusto se Honduras deixasse de participar só para satisfazer o senhor Micheletti”, explicou Alegría.
O dirigente informou também que a Frente de Resistência Contra o Golpe de Estado planeja realizar um debate no próximo mês com todos os setores sociais do país. O tema a ser abordado será a criação de uma Assembleia Nacional Constituinte para promulgar uma nova Constituição.