Clientes devem prestar muita atenção ao realizar transações em agências bancárias
Assaltos e roubos em agências bancárias, em caixas eletrônicos instalados em shoppings, postos de gasolina, nos estacionamentos, entre outros, são cada vez mais frequentes e têm deixado muitos clientes preocupados pela falta de segurança. Os correntistas são pegos de surpresa por assaltantes que ficam à espera, observando o movimento de quem entra ou sai.
O que muitos clientes não sabem é que dependendo do local em que acontece o roubo, a responsabilidade é das agências. Se o assalto acontecer numa área que seja gerenciada pelo banco, ele deve se responsabilizar pela segurança do local e consequentemente arcar com os prejuízos que os clientes vierem a ter. “Caso o assalto aconteça fora da agência (na rua), após um saque, é uma questão de segurança pública. Neste caso, o problema seria da vítima. Mas se for dentro do banco, este deve ressarcir o prejuízo do consumidor”, alerta a advogada Marlene Moreira dos Santos (OAB/DF/24241).
No caso do estacionamento, se este for terceirizado e prestar serviços ao banco, vale o que estiver no contrato firmado entre as empresas.
De acordo com a advogada, os caixas eletrônicos instalados em pontos fora das agências bancárias são de responsabilidade solidária, ou seja, dos bancos e das empresas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) diz que essas situações são analisadas pelos bancos caso a caso.
Aos clientes cabe prestar mais atenção ao entrar e sair, bem como os horários em que utilizam os caixas eletrônicos e os lugares.