Comunidade mobilizada em Minaçu - Go (Foto: Divulgação/CNM)
Prefeitos levam informações às comunidades
Uma iniciativa inédita está sendo realizada por prefeitos em várias cidades do país, nesta sexta-feira (23), que é comemorado o Dia Nacional em Defesa dos Municípios. Vários gestores levarão informações sobre o município às comunidades. Entre os temas mais importantes estão saúde e educação.
De acordo com Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a regulamentação da Emenda Constitucional 29, ganha destaque no movimento. A Emenda é uma importante alternativa para garantir mais recursos à saúde no país. “Somente em 2008, gestores investiram, em média, 22% dos orçamentos em Saúde. É mais que os 15% exigidos na Lei”, destaca.
Outros assuntos relevantes são as novas estimativas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que sofreu redução nos investimentos.
Para auxiliar o trabalho dos prefeitos, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) elaborou materiais para fornecer subsídios e informações, que estão disponíveis no site (www.dia23.cnm.org.br). Uma cartilha também foi enviada a todas as prefeituras.
“Fortalecer o Município é garantir que as políticas públicas cheguem a todos os cidadãos. Essa também é uma tarefa dos prefeitos e de toda a comunidade”, reforça Ziulkoski, lembrando a importância da mobilização em todo o país.
Durante a tarde, a CNM divulgará informações dos gastos dos municípios, estados e da União com o financiamento da saúde no período entre 2000 e 2008, informou a Confederação.