A Universidade Estadual Paulista (Unesp) quer aumentar a carga horária da graduação em jornalismo de quatro para quatro anos e meio ou cinco anos. Essa alteração faz parte de um conjunto de mudanças para reformulação do currículo, que são estudadas pela instituição.
A principal alteração foi a de fazer do jornalismo um curso autônomo, desmembrando a comunicação social.
“Não somos mais um cachorro com três cabeças", disse o professor Antonio Francisco Magnoni, vice-coordenador do conselho do curso de jornalismo da Unesp, referindo-se aos cursos de radialismo e relações públicas, também emancipados. (Foto: midianews.com.br)
Para o vice-coordenador, o novo currículo deve se voltar para o preparo de um profissional que seja apto a entrar no mercado de trabalho.
"A tendência é que a universidade ofereça estruturas laboratoriais de produção minimamente compatíveis com o mercado", argumentou Antonio Francisco.
Outra proposta é a divisão do curso em seis eixos curriculares completamente voltados ao jornalismo desde o início da faculdade, além da inclusão do estagio supervisionado, obrigatório, com duração mínima de 200 horas em empresas ou na própria faculdade.
As propostas foram elaboradas por uma comissão de professores e devem ser apresentadas ao MEC até o dia 19 de agosto. Depois de apresentadas, as novas diretrizes devem ser aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação e só então podem entrar em vigor.
Todas as faculdades
Se aprovadas as novas diretrizes, todas as faculdades de jornalismo do país deverão reformular suas grades do curso de jornalismo.
Segundo a estudante de jornalismo da Universidade Paulista (Unip-DF), Juliane Aparecida, 19, essas mudanças por um lado serão benéficas, mas mexerá no bolso dos alunos das faculdade particulares. “Acho boa essa medida, pois vamos ter mais contato com a área jornalística por meio do estágio. Vemos muita teoria e temos pouca prática. É importante desmembrar a comunicação social e fazer do jornalismo um curso à parte, específico. Porém, acho desnecessário aumentar um ou dois semestres”, questiona Juliane Aparecida, que está cursando o 4º semestre de comunicação social (jornalismo).
0 Comments:
Assinar:
Postar comentários (Atom)