Encontros para negociar a compra do Patagônia acontecem desde julho
Segundo reportagem publicada hoje (15), no site (www.estadão.com.br), o Banco do Brasil (BB) está negociando a aquisição de parte do banco argentino Patagônia. De acordo com a reportagem, duas fontes próximas às negociações disseram à Agência Estado que advogados e executivos das instituições têm se reunido há vários meses.
Desde julho, representantes do BB avaliam a saúde financeira do Banco Patagônia, em um processo conhecido como “due dilligence”. A presença de executivos e advogados brasileiros na cede do banco, que fica no centro de Buenos Aires, foi notada pelos funcionários e também noticiada na imprensa local.
A reportagem traz ainda a informação de que as negociações foram confirmadas por um executivo que esteve reunido na semana passada com o presidente do banco argentino, Jorge Stuart Milne. “O que está assegurada é a assinatura de uma aliança estratégica entre os bancos”, disse.
As reuniões mostram que o negócio pode ser o primeiro passo do ambicioso plano do governo brasileiro de transformar o BB em banco internacional, informou a reportagem.
O presidente do BB, Aldemir Bendine, confirmou na manhã de hoje que a instituição mantém conversas com o Banco Patagônia, da Argentina, para uma eventual associação.
Segundo a matéria, os representantes do BB e do banco argentino avaliam atualmente um modelo para ser adotado na associação entre as duas instituições. “Não há uma forma estabelecida. Vai depender da realidade da legislação do país (vizinho) e da empresa”.