Novas provas serão realizadas no primeiro fim de semana de dezembro
O Ministério da Educação (MEC) escolheu os dias 5 e 6 de dezembro para aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2009). A nova data foi comunicada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante uma coletiva, logo após uma reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro, que disponibilizou o apoio da Polícia Federal (PF) e da Força Nacional de Segurança para realização do exame.
“A PF já designou as pessoas que vão fazer o mapeamento do processo todo para fornecer subsídios de inteligência para garantir a segurança da prova”, explicou Haddad.
A nova data escolhida coincide com outros vestibulares de instituições públicas e privadas. O MEC negocia com os reitores uma alteração do calendário de provas.
Algumas universidades se desdobram para remarcarem as datas dos vestibulares, enquanto outras decidiram manter o calendário. Já a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiu abandonar o Enem como forma de seleção.
“Basicamente o nosso problema seria receber as notas a tempo para computar na primeira fase. Nós não podemos esperar para a conclusão do processo pelo MEC”, afirmou o coordenador executivo do vestibular da Unicamp, Renato Pedrosa.