Crédito será liberado para investir na produção de alimentos
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária vai financiar as famílias atingidas pela Barragem de Barra Grande, localizada no vale do rio Pelotas, na divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul.
Os primeiros a receberem o financiamento são camponeses do reassentamento São Francisco, no município de Esmeralda, norte do Rio Grande do Sul (RS).
“Queremos que todos os reassentados organizados no MAB tenham acesso ao Pronaf. Nada mais justo do que este incentivo para produzirmos comida, mas temos consciência de que foi pela nossa organização que conseguimos este recurso”, disso Alexandra Borba, do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), ressaltando que está é uma reivindicação antiga.
Cerca de 1.400 famílias em todo estado do RS e 415 famílias reassentadas em Santa Catarina estão em processo de cadastramento e aprovação de projetos. Cada família poderá acessar o valor máximo de R$ 21.500, sendo que deste total R$ 1.500 é destinado para assistência técnica, que será organizada pelos próprios atingidos.
Os projetos aprovados serão para as famílias investirem na agricultura. “A princípio, a proposta é produzir os alimentos, mas ao longo do tempo temos que pensar no processo de industrialização, para agregar valor ao nosso produto”, finalizou Borba. (Com informações do MAB).
0 Comments:
Assinar:
Postar comentários (Atom)