Lago vai fornecer água a 500 mil pessoas a partir de 2011
Um dos principais cartões postais de Brasília, o Lago Paranoá – formado durante a construção da capital federal, para servir de lazer e reduzir os efeitos do clima seco – terá uma nova função: abastecer cerca de 500 mil moradores nos próximos anos.
Um estudo da Companhia de Saneamento de Brasília (Caesb) sobre o assunto está em estado avançado e já conseguiu a licença da Agência Nacional de Águas (ANA) para a captação de água.
De acordo com o secretário de Obras, Márcio Machado, os recursos que vão financiar o empreendimento sairão da Caixa Econômica Federal e estão previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), já acordados com o governo federal.
Para o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Gustavo Souto, a principal preocupação é o equilíbrio entre o volume de água que entra e sairá do lago. Se o nível de água baixar muito poderá haver prejuízos para outras funções como a pesca e o lazer.
O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Caesb, Cristiano Magalhães, informou que de acordo com os estudos nenhum uso do lago será afetado.
As obras que custará R$ 350 milhões devem ficar prontas, parcialmente, em 2010.
1 Comment:
-
- Anônimo said...
18 de outubro de 2009 às 11:08Em proteção ao nosso Lago, espero que isso não aconteça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)