Igreja São Sebastião - Planaltina/DF (Foto: Divulgação/internet)
A cidade chega aos 150 anos preservando algumas de suas tradições
Planaltina (DF) comemora nesta quarta-feira (19) 150 anos de história, cultura e tradição.
Para comemorar com grande estilo, foi construído um bolo de 150 metros e nove toneladas, o maior feito no Distrito Federal.
Os festejos começam hoje e seguem até 11 de setembro com inaugurações, competições, exposições e melhorias na infraestrutura da cidade. A partir das 18h, bandas de vários estilos se apresentam. São esperadas pelo menos 120 mil pessoas.
História da cidade
Acredita-se que a data da fundação de Planaltina seja em 1790, porém, os documentos existentes não indicam ao certo. Com a exploração das minas de ouro e esmeralda e o povoamento do interior de Goiás pelos bandeirantes, durante o século XVIII, a região funcionava como ponto de passagem da Estrada Real, utilizada para o escoamento de ouro e arrecadação de dízimos territoriais à coroa.
O povoado recebeu o primeiro nome de “Mestre D’Armas”, em homenagem a um ferreiro, perito na arte de concertar e manejar armas, instalado no local.
Em 19 de agosto de 1859 pela Lei nº 03 da Assembleia Provincial de Goiás, foi criado o município de Mestre D’Armas, pertencente à época a cidade de Formosa (GO).
Com as transformações como o surgimento de indústrias, empresas de curtumes, usina hidrelétrica e a estrada de rodagem que liga a cidade a Ipameri (GO), em 14 de julho de 1917 pela lei nº 451, o município passa a denominar-se Planaltina (diminutivo feminino da palavra Planalto).
Desde então, Planaltina passa por transformações periódicas com a construção da Capital Federal. Assim, sua população foi atraída pelo novo - modismos e novas crenças - deixando de lado suas raízes com a chegada dos imigrantes de toda parte do país.
Nos últimos anos, a cidade vem sofrendo alterações demográficas (crescendo sem planejamento). Hoje, Planaltina abriga aproximadamente 230 mil habitantes.
De acordo com a estudante de história, Valéria da Silva, a violência aumentou nos últimos anos devido à expansão da cidade. “Há algum tempo a cidade era bem tranquila. Vejo que o governo precisa investir mais aqui. Falta emprego para os jovens, que acabam procurando outros meios de sobrevivência”, disse a estudante.
0 Comments:
Assinar:
Postar comentários (Atom)