Jovens antenados no futuro (Foto: Divulgação/internet)
"O tempo está a favor dos jovens"
Economizar, guardar dinheiro quanto antes e saber investir o capital são atitudes essenciais, que podem acumular um montante suficiente para garantir uma velhice mais tranquila.
Apesar de a juventude estar focada mais em gastar do que economizar, estudo de um economista revela que os jovens começam a poupar cada vez mais cedo.
Ações, poupança, previdência e imóveis tem atraído a atenção da garotada, que assimilam os estudos com o dia-a-dia do mercado.
Estima-se que no Brasil aproximadamente 33 mil pessoas entre 16 e 25 anos compram e vendem papéis no mercado acionário nacional.
Para o economista Raymundo Magliano Neto, o tempo está a favor dos jovens. “Se ele guardar R$ 50 por mês durante 40 anos é o mesmo que poupar R$ 500 por 20 anos”, explica o economista, aconselhando os jovens a deixar de lado ao máximo a compra de carros ou imóveis. “O dinheiro que você gasta para comprar um carro hoje significa quatro, cinco carros daqui a 40 anos”, conclui Raymundo.
Jovens que investem no sonho da casa própria
De acordo com estudo feito pela Caixa Econômica Federal, o perfil de quem investe em imóvel mudou nos últimos 10 anos, no Brasil. A Caixa registrou 1.936.553 contratos ativos e mantém hoje uma carteira de crédito imobiliário jovem, sendo 34% constituída por mutuários com até 30 anos.
Para o corretor de imóvel João Gomes, a preocupação das pessoas em adquirir um imóvel, o quanto antes, vem de gerações passadas. “É da cultura do povo brasileiro ter a casa própria. Aprendemos com nossos pais”, descreveu Gomes, destacando que o mais importante aos jovens no momento é se preocupar na qualificação profissional, o que futuramente lhe garantirá estabilidade.
Aos 21 anos de idade, a estudante brasiliense Adriana Souza, secretaria em um escritório de advocacia, almeja ter a casa própria. “Meu sonho é ter um cantinho para morar só. Gostaria de comprar uma casa no Paranoá, onde eu pudesse reunir nos finais de semana meus amigos”, disse a estudante.