Ermida Dom Bosco, um paraíso (Foto: johnata.wordpress.com)
Ermida Dom Bosco é atração no DF
"...e entre os paralelos 15º e 20º sul, havia em um leito muito largo e extenso que partia de um ponto onde se formava um lago. Quando escavarem as minas escondidas no meio desses montes, aparecerá aqui a grande civilização, a Terra Prometida de onde emana o leite e o mel...".
Aos 30 de agosto de 1883, quando o padre italiano João Belchior Bosco teve um sonho, na verdade previa o que mais tarde tornar-se-ia a capital do país. Em 1957, antes da inauguração de Brasília em 1960, é inaugurada a Ermida Dom Bosco, templo construído em homenagem ao padre.
Por iniciativa de Israel Pinheiro, um dos políticos responsáveis pela construção de Brasília, foi construída a igreja Ermida Dom Bosco. Mais tarde, ao seu redor, foi criado o Parque Ecológico Ermida Dom Bosco. Recentemente foi inaugurada a capela Dom Bosco.
Além de possuir um profundo significado religioso, o parque é um convite aos que procuram descontração e diversão nos finais de semana. Localizado há poucos quilômetros do Plano Piloto, no Lago Sul, o parque preserva 131 hectares de uma exuberante fauna e flora.
Os finais de semana são sempre cheios, com crianças, jovens, adultos, idosos e animais de estimação, que se divertem nos piqueniques, nas caminhadas e encontros. Com uma das mais belas vistas de Brasília, a área encanta todos com suas trilhas, plantas típicas do cerrado, animais e com o espelho d’água do Lago Paranoá.
Depois de toda descontração, o melhor é sentar no píer e curtir o pôr-do-sol ao lado de alguém muito especial.
Melhorias na infra-estrutura
Apesar de toda importância histórica, o Parque Ecológico Ermida Dom Bosco precisa se adequar para proporcionar mais conforto e segurança aos turistas e frequentadores do local.
A pedido dos visitantes, a Administração do Lago Sul interveio junto ao Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), órgão executor de políticas públicas ambientais e de recursos hídricos no Distrito Federal, que seja investido na infra-estrutura do local.
“Estamos trabalhando para possibilitar mais conforto aos visitantes. Foram construídos banheiros, mais não estão funcionando porque ainda não foram ligadas as redes de água e energia”, salientou o diretor de serviços da administração, Waldir Bittercout, ressaltando a importância da iluminação do parque. “Com a iluminação as pessoas de más intenções se sentem mais inibidas”, concluiu.
Para a universitária e moradora do Paranoá, Lorena Pires, 26, que frequenta o local desde criança, é necessária que seja feito uma campanha voltada à educação ambiental. “Considero o lugar mais lindo de Brasília. Muitas pessoas que frequentam o local não tem consciência e jogam lixo às margens do lago”, disse a universitária, chamando a atenção para a falta de lixeiras.
Atrações no Parque
Neste fim de semana está acontecendo a 7ª edição do Overmeeting, campeonato de skatedownhill, que reúne aproximadamente 100 skatistas de todo o país, competindo em três categorias: Longboard, DH Slide e Slalom.
Segundo a organização do evento, o encontro se traduz em: competir, divertir, respeitar o próximo e o meio ambiente. “Nosso objetivo é associar esporte, cultura e consciência ambiental”, argumentou Renato Rebello, organizador do campeonato.
Além das competições, o evento oferece oficina de reciclagem com garrafas pet e atrações culturais.
A organização, também, realiza nos dias do evento uma campanha de arrecadação de agasalho, que serão doados a instituições carentes do Distrito Federal.
0 Comments:
Assinar:
Postar comentários (Atom)