Luz! Câmera! Ação!


“Dito Jacó, um século de vida e exemplo” é o primeiro documentário do estudante Neylon Jacob de Barros, 17 anos, que está sendo gravado na fazenda Pinheiro - Pirenópolis, Goiás. Este trabalho vai mostrar a trajetória do centenário Benedito Jacob, falecido às 7h da manhã, domingo 24 de junho desse ano, com falência múltipla de órgãos .
O interesse de Neylon, neto de Dito Jacó, pela preservação da memória de seu avô, foi despertado através de uma entrevista gravada com o mesmo, em 7 de julho de 2002, para um trabalho escolar. Desde então, a fascinação pelo fato de Dito Jacó viver como senhor de um pequeno engenho em pleno século XXI e ter presenciado tamanhas transformações culturais, sociais, fez com que o jovem documentarista quisesse registrar esse conhecimento para resgatar o patrimônio histórico e cultural de Pirenópolis. Para fazer o documentário, foi criado este ano o “Projeto Dito Jacó”, que conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPI) e com o apoio de comerciantes, professores, amigos e familiares. Todos juntos com o objetivo de documentar e divulgar para as novas gerações nossos costumes, crenças e tradições.
Neylon Jacob de Barros e sua equipe de editores de vídeo Edivaldo Alves de Sousa e Fausto Pereira P. Neto prometem terminar o documentário antes do final do ano para ser apresentado no Cine Pireneus. O roteiro também será transformado em livro.
Mais um filme para reforçar o já significativo acervo cinematográfico que tem Pirenópolis como belo cenário ou maravilhosa fonte de inspiração!


Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and Anderssauro
Nenhum conteúdo desse blog pode ser reproduzido sem prévia autorização. Os Populares